A Vera estava num curso profissional durante o secundário e ficou com receio das dificuldades em entrar no Ensino Superior…

A Vera estava num curso profissional durante o secundário e ficou com receio das dificuldades em entrar no Ensino Superior…

A Vera estava num curso profissional durante o secundário e ficou com receio das dificuldades em entrar no Ensino Superior, pois tinham-lhe dito que era pouco provável que alguém de um profissional conseguisse entrar. Apesar de gostar do formato do seu curso e não se sentir obrigada a seguir o ensino superior, sentiu-se muito nervosa e adiava muitas vezes pensar nisso.

Falou com o diretor de turma sobre as suas preocupações e percebeu que tinha opções. Tomou a iniciativa de explorar mais e informar-se, através de sites e amigos que já estavam no ensino superior. Apontou as três descobertas que achou relevantes:

  1. Fazer os exames do ensino secundário equivalentes às provas de ingresso do curso de ensino superior que queria, como aluna externa;
  2. Descobriu, no site da Direção-Geral da Educação (https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/cursos-tecnicos-superiores-profissionais) e no da Oferta Formativa (https://www.ofertaformativa.gov.pt) que existem Cursos Técnicos Superiores Profissionais;
  3. Leu sobre uma nova medida que pretende excluir a necessidade de exames de acesso ao ensino superior público para quem vem de cursos profissionais, sendo responsabilidade das instituições desenvolverem outros formatos de acesso. 

Estas descobertas tranquilizaram a Vera e motivaram-na a repensar que tipo de percurso é que desejava para si e a investir no que era necessário para realizar a sua escolha.