imprimir
enviar por
email
Enviar este resultado
para o email
O e-mail
FECHAR
ENVIAR
Teste de Orientação do Potencial

Este teste permite-te descobrir se estás a criar as melhores oportunidades para te desenvolveres e conheceres, de forma a orientares o teu potencial.
Será que estás a orientar o teu potencial?

Responde a todas as perguntas com sinceridade.

Orienta o Potencial
PASSO
1/4
(Posiciona a bolinha conforme o grau de frequência desde Pouco até Muito)
És um jovem ativo/dinâmico?
Já tiveste alguma experiência de trabalho (ex: trabalho de verão)?
Participas ou já participaste em atividades de voluntariado?
Estudaste no estrangeiro por algum período de tempo?
Fazes parte de alguma associação de estudantes, organização humanitária ou outra?
Já pensaste que projetos futuros queres realizar?
(Posiciona a bolinha conforme o grau de frequência desde Pouco até Muito)
Fazes atividades extracurriculares/ hobbies?
És um jovem curioso?
Tens tido bom rendimento escolar?
Sabes em que áreas és bom (ex: ciências, línguas, artes)?
Sabes em que áreas sentes mais entusiasmo (ex: desporto, informática, dança)?
Conheces a oferta educativa disponível (ex: cursos após o 9ºano ou após o 12ºano)?
(Posiciona a bolinha conforme o grau de frequência desde Pouco até Muito)
Fazes atividades que te estimulem a criatividade?
Em geral aprendes com facilidade?
Gostas de trabalhar em equipa?
Pretendes continuar a estudar?
Dás valor às amizades?
Consideras importante desenvolveres as tuas capacidades?
(Posiciona a bolinha conforme o grau de frequência desde Pouco até Muito)
Pensas frequentemente "fora da caixa"?
Tens tido oportunidade de viajar e conhecer novos locais/culturas?
Costumas procurar respostas/ajuda quando tens preocupações?
Gostas de te manter informado sobre os temas da atualidade?
Tens um papel importante nas decisões da tua vida?
Iniciar

RESULTADO DO TESTE

Conhece o que tens a desenvolver:
Orienta-te»
Partilha este teste com o teu grupo de amigos.
Recomendar
Imprimir
Fechar

Tens curiosidade em descobrires mais acerca do teu potencial? Vem fazer uma orientação vocacional na Bioplus.

Através das tuas respostas detetou-se que precisas investir mais no desenvolvimento das seguintes áreas:
PASSO
1/6
Continuar
Atividade/Dinamismo
A atividade permite-te adquirir experiências e ter maior conhecimento sobre ti próprio: gostos, qualidades, limites. Procura fazer atividades que gostes (desportivas, artísticas, musicais, sociais) e participar em experiências/iniciativas (intercâmbios escolares, viagens, workshops, voluntariado). Queres ideias de atividades?
Visita estes sites:

Informa-te também nas associações da tua zona, juntas de freguesia e câmaras municipais.
Experiência de trabalho
A partir dos 16 anos já podes ter experiências de trabalho. Os estágios, voluntariado ou trabalho remunerado dão-te a oportunidade de: conheceres as tuas competências, interesses, ganhar responsabilidade, capacidade para cumprir horários, trabalhar em equipa, etc.; ajudando-te no futuro a tomares decisões profissionais adequadas a ti.
Se procuras experiências laborais enriquecedoras, espreita estes sites:

Informa-te também nas associações da tua zona, juntas de freguesia e câmaras municipais.
Voluntariado
O voluntariado permite-te aumentares as tuas competências sociais e emocionais ao teres um maior contacto com o mundo que te rodeia e com novas realidades. Aprendes como trabalhar em equipa e a conheceres melhor as tuas qualidades e limites. Vais fortalecer a tua auto-estima ao perceber que o teu contributo é muito importante!
Não sabes onde ser voluntário? Procura nestes sites:

Informa-te também nas associações da tua zona, juntas de freguesia e câmaras municipais.
Estudar fora
Ter experiências fora do país permite-te pôr à prova! Ao estares longe dos teus pais e da tua área de conforto, irás superar desafios por ti próprio e elevar a tua autoconfiança. Irás aumentar a tua capacidade de adaptação, a tua rede de contatos e amizades, os teus conhecimentos culturais/escolares, aprender novos idiomas e enriquecer o teu currículo. É uma experiência imperdível!
Não sabes por onde começar? Inicia por estes sites:
Participação em associações/organizações
Pertencer a uma associação/organização é uma experiência cívica importante. Permite-te desenvolver o teu dinamismo, espírito de iniciativa e cooperação. Ao pertencer a um grupo desenvolves um conjunto de habilidades, conhecimentos, valores e motivações para fazeres a diferença, aumentas o teu autoconhecimento e auto-estima.

Participa em associações que te identifiques, com causas que defendas e possas contribuir com o melhor que há em ti.
Projetos
Ter capacidade de sonhar é desejar ter coisas boas na tua vida. Procura perceber que atividades te causam entusiasmo, aquelas que te fazem brilhar os olhos! É um bom ponto de partida para te desenvolveres e criares um objetivo. Aumentares o teu autoconhecimento e as tuas competências são a melhor forma para seguires um caminho de satisfação. Não sigas um caminho por ser “cool” ou porque vais ter fama, procura sentires-te bem contigo próprio e verdadeiro com a tua essência. Sê ativo na construção dos teus projetos. Acredita no teu potencial, uma boa auto-estima irá guiar-te para um trajeto de realização.

Descobre as profissões que mais se adaptam a ti aqui:
Atividades extra-curriculares
As atividades extra-escola ou hobbies permitem-te conheceres-te melhor. São a maneira prática de perceberes o que gostas e descobrires talentos que se calhar desconhecias. Às vezes, não tens atividades de lazer porque tens o tempo ocupado com estudos, explicações, etc. Isso é contraproducente, os hobbies vão beneficiar também os teus estudos pois desenvolvem a tua auto-estima, autoconfiança e diversas capacidades. Têm um impacto extremamente positivo em ti. Há atividades extra-curriculares na tua escola, associações, escolas de artes/música, juntas de freguesia, clubes, ginásios, etc.
Curiosidade
A curiosidade é natural no ser humano e é essencial para ampliares os teus conhecimentos e te desenvolveres. Os inventores famosos que conheces são todos eles pessoas curiosas, que procuraram saber mais, explorar o mundo à sua volta. Ser curioso não é uma coisa má como dizem, é o motor para ampliares as tuas aprendizagens e o teu conhecimento. Por isso, explora, não te contentes com o que já sabes, aprende com os teus amigos, professores, familiares, estuda matérias que não tens oportunidade de aprender na escola. Faz perguntas para as quais ainda não tens resposta e não desistas de as encontrar.
Rendimento escolar
Poderás não estar a ter um bom rendimento escolar por várias razões: não estás a sentir-te interessado, integrado, não sentes utilidade no que aprendes, não estudas o suficiente, não sabes estudar, tens dificuldades em memorizar/concentrar ou até podes estar a ser demasiado exigente contigo próprio. Procura refletir sobre o que está a prejudicar o teu rendimento escolar e procura a ajuda para o teu caso. Fala com os teus pais, professores ou psicólogo da escola. Tira o máximo de benefícios que a escola te pode dar, mas sabe que não é a única fonte de aprendizagem e de aquisição de conhecimentos. Aproveita todas as oportunidades para te desenvolveres!
Áreas fortes
Optares por uma área em que és forte vai permitir alcançares o teu potencial e destacares-te no mundo profissional. Na escola há disciplinas que tens naturalmente maior facilidade de aprendizagem ou fora da escola tens atividades em que te destacas, essas disciplinas ou atividades dão-te pistas sobre as áreas em que és forte. Se ainda não conheces essas áreas precisas experimentar mais, ou então o teu foco anda em tudo menos em ti, és merecedor da tua atenção. Reconhece os teus pontos fortes!

Faz o teu teste vocacional grátis: ou instala a app:
Áreas de interesse
O que te faz sentir entusiasmo? O que gostas de fazer? Com o que te identificas? As respostas a estas perguntas são pistas para as áreas que vais sentir motivação em desenvolver. Seguires um percurso escolar ou profissional em que sentes interesse é a chave para que tenhas êxito. Mesmo que os teus interesses não sejam iguais aos da maioria ou vistos como bons, o que realmente importa é sentires-te bem contigo mesmo e tê-los em conta sempre que tenhas que fazer escolhas escolares ou tomar decisões na tua vida.

Faz o teu teste vocacional grátis: ou instala a app:
Informação
Estar informado sobre as opções escolares disponíveis é importante para tomares decisões adequadas às tuas características. Se calhar existem mais opções do que aquelas que pensas. Há cursos profissionais, vocacionais, científico-humanísticos, tecnológicos, artísticos, musicais, superiores. Informa-te na tua escola ou nos seguintes sites:
Criatividade
A criatividade é uma competência muito valorizada no mundo do trabalho. Ser criativo é ter a capacidade de criar algo novo, fazer diferente, inovar. Dá oportunidades para a criatividade se desenvolver dando liberdade à tua imaginação. Procura ler, ouvir, experimentar coisas novas, estar atento ao mundo que te rodeia e ter curiosidade. Estarás a abrir espaço para a inspiração e para o surgimento de ideias. Não precisam ser geniais, o importante é serem únicas!

Conhece as atividades desta associação:
Aprendizagem
A curiosidade é natural no ser humano, qualquer pessoa gosta de aprender. Porém nem sempre temos as condições certas para que a aprendizagem aconteça. Procura perceber em que ambiente consegues aprender mais e de que forma. Todas as pessoas são diferentes e por vezes o sistema de ensino não consegue chegar de forma personalizada a todos. Se tens fortes dificuldades procura o psicólogo da escola ou outro. Nunca, nunca desistas de aprender, seja dentro ou fora da escola. Acredita no teu potencial!
Trabalhar em equipa
Saber trabalhar em equipa é uma das capacidades mais apreciadas numa atividade profissional. Trabalhar conjuntamente com outras pessoas permite-te trocar experiências, partilhar conhecimentos e com isso aprendes coisas novas. Permite-te criares um espírito de interajuda, saber ouvir, comunicar e a seres ativo no alcance dum objetivo comum. Desinibe-te, tens muito a ganhar.
Estudar
Continuares os estudos permite-te ter mais oportunidades de desenvolvimento e preparação para uma atividade profissional. Procura uma área de interesse e continua em constante aprendizagem. Há vários tipos de formação, o importante é encontrares aquela que te permita desenvolver o teu potencial.
Informa-te em:
Amizade
Ter amizades é importante para a tua auto-estima e para o teu desenvolvimento emocional e social. Às vezes sabe-bem estar sozinho, mas ficares sempre isolado poderá trazer-te sentimentos negativos e de tristeza. Não precisas de ter muitos amigos, o importante é construíres boas relações de amizade.
Capacidades
Ao desenvolveres as tuas capacidades estás a beneficiar a tua vida. Estás a criar mais oportunidades de te realizares pessoal e profissionalmente. A melhor dica é desenvolveres as tuas capacidades através de algo que gostes (formações, viagens, workshops, voluntariado, etc). Mantém sempre o desejo de aprender!
Pensar "Fora da caixa"
Já ouviste esta expressão! Mas sabes o que significa? É olhar para as coisas de maneira diferente do habitual, é criares uma solução inovadora. Este pensamento é muito valorizado no mundo do trabalho. Podes começar a treiná-lo: pensa que tudo é possível, mesmo que seja absurdo, isso vai criar-te maior liberdade de pensamento; faz perguntas do género: E se? Ouve e observa o que se passa à tua volta; vê ou lê sobre como se faz a mesma coisa noutra parte do mundo. E anota as tuas ideias!
Experiências Enriquecedoras
Conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes das habituais ajuda-te a enriquecer e a expandir o teu conhecimento. Passas a conhecer e compreender a diferença e a aceitá-la. Torna-te uma pessoa mais aberta. Faz umas poupanças e aventura-te!
Lidar com preocupações
É normal teres preocupações, mas é importante teres respostas para o que te preocupa. Se os pensamentos ficarem sempre dentro de ti vão deixar-te inquieto, nervoso e vão bloquear-te. Conversa com alguém da tua confiança. Há também linhas de apoio para jovens, consulta neste site:
Estar atualizado
Estar informado permite-te criar as tuas próprias opiniões e desenvolver o teu pensamento crítico. Amplias o teu conhecimento e ganhas capacidade de argumentação. Mantém-te informado através das notícias da tv, jornal, blog’s. Ou procura tu mesmo os temas do teu interesse.
Autonomia
É importante começares a ter um papel ativo nas tuas decisões. Isso vai ajudar-te a ter sentido de responsabilidade e aprenderes a analisar os prós e contras duma escolha. Para chegares a uma decisão podes ouvir conselhos e opiniões mas a mais importante é a tua. Se entregares as escolhas da tua vida a outras pessoas ou “ao sabor do vento” corres o risco de viver insatisfeito e seguir um caminho que não é para ti.
Assume o volante da tua vida!