Capacidades não podem ser desperdiçadas!

Capacidades não podem ser desperdiçadas!

  • Blog

Todas as idades têm um leque de diferentes necessidades a serem satisfeitas. E o ser humano precisa muito mais do que apenas suprir as necessidades básicas. O nosso equipamento biológico força-nos desde cedo para o desenvolvimento.

Nas crianças é muito evidente essa sede de desenvolvimento e aprendizagem. Demonstra-se através da sua curiosidade, dos insistentes “porquês”, da vontade de experimentar e testar o mundo que as rodeia. De certeza que já se surpreendeu com as suas “genialidades”! É preciso assim, alimentar estas apetências para que capacidades não se desperdicem.
O desperdício de capacidades na criança pode levar à frustração, à insatisfação, à irritabilidade e a comportamentos incompreendidos. Da mesma maneira que a criança se queixa quando tem sono, fome ou sede, também se manifesta negativamente quando as suas capacidades não estão a ter a melhor expressão ou as devidas oportunidades para se desenvolverem.
Incentivar a curiosidade na criança é a chave para promover o seu desenvolvimento. Deve proporcionar-se um leque variado e rico de experiências, atividades e desafios que permitam ser solucionados pela auto-descoberta. Tudo isto são bons estímulos para a aquisição de competências, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.
Quanto mais cedo se descobrirem as melhores oportunidades de desenvolvimento, maior serão os benefícios ao longo da vida.
Tem curiosidade sobre este tema? Experimente as nossas app aqui ou na Google Play logotipoappbioplus