Cérebro: quanto mais cedo o proteger, melhor!

Cérebro: quanto mais cedo o proteger, melhor!

  • Blog

O conselho é do neuropsicólogo espanhol Álvaro Bilbao, que acaba de lançar no mercado português o livro “Cuidelivro do seu cérebro”, com o selo da editora Planeta.

Ao longo de mais de 170 páginas o autor desfia uma série de boas práticas para cuidarmos e protegermos a saúde desse importante órgão. O objetivo é que a qualidade de vida de cada um se prolongue o máximo tempo possível – e tentar manter bem longe, por todos os meios, as doenças da mente.

As principais regras a ter sempre presentes são: fazer uma alimentação “neurossaudável” (alimentos mais saudáveis para o cérebro) – preferindo os alimentos frescos aos processados e as carnes brancas às vermelhas e também beber muita água; praticar exercício físico; ter boas rotinas de sono; ler livros; ter gosto em aprender coisas novas e tentar viajar ou, pelo menos, fazer percursos novos.

Ao integrar na rotina estas boas práticas, garante este neuropsicólogo, estará a cuidar do seu cérebro e é meio caminho andado para ter uma maior concentração, melhor memória, mais alegria e mais bem-estar físico por mais tempo.

O stress e as pressas, no entender de Álvaro Bilbao, são os principais inimigos desta dieta a favor do cérebro, já que aumentam a probabilidade de aparecimento da doença de Alzheimer e do surgimento de AVC.

Os povos do sul da Europa têm culturalmente uma característica protetora do cérebro: conversam muito uns com os outros e gostam de conviver, socializar. O cérebro agradece!

Siga o trabalho da Bioplus em: facebook ou em www.bioplus.pt