Como promover a Descoberta Vocacional
Como promover a Descoberta Vocacional

Como promover a Descoberta Vocacional

  • Post category:Blog

A descoberta vocacional é muito importante para uma tomada de decisão mais consciente e assertiva (ex. escolha de um percurso escolar/profissão).

Este processo de descoberta vocacional consiste em criares oportunidades para conheceres melhor as tuas aptidões, interesses, entre outras características pessoais.

Ao explorares e desenvolveres as tuas habilidades e interesses irás tirar um melhor proveito delas para construíres um futuro profissional mais feliz.

Mas como podes fazer essa descoberta vocacional?

A Bioplus apresenta-te algumas dicas que te podem guiar:

Atividades Extracurriculares/Hobbies

Procura viver experiências que te tragam maior conhecimento sobre ti (gostos, aptidões, características). Existem diversas atividades (ex. desportivas, sociais, artísticas, entre outras) que podes experimentar e desenvolvê-las. Quanto mais cedo começares melhor!

Voluntariado

O voluntariado também é uma boa opção, aqui desenvolves competências sociais e emocionais. Para além de teres uma “amostra” do mundo do trabalho. Podes juntar-te a associações/organizações com missões com que te identifiques, dando o teu contributo.

Estudar Fora

Esta experiência é daquelas que te coloca à prova a todos níveis. Estás fora da tua zona de conforto, longe dos teus pais e amigos. Será uma experiência desafiante (mudar de país, adaptares-te à cultura/ensino, fazer novas amizades, gerir despesas/casa, etc.) e terás de superar as adversidades por ti. Esta vivência poderá fortalecer a tua autoconfiança e pode ser bastante enriquecedora no domínio pessoal, social, profissional e educativo. Podes clicar aqui e conheceres um exemplo de experiência lá  fora.

Escola

Se reparares passas uma grande parte do teu tempo na escola. Este é um lugar onde podes tirar várias conclusões do que pretendes para a tua carreira. Por exemplo, as disciplinas pelas quais tens mais interesse/entusiasmo, e nas quais sentes facilidade em adquirir conhecimentos, poderão ser boas pistas para entender a área que tenderás a destacar-te. O feedback positivo (dos teus professores, amigos) também pode ser um bom indicador. A escola é um ambiente muito propício para novas aprendizagens e estabelecer relações com os outros, potenciando o conhecimento não só sobre as matérias, mas também sobre ti próprio. Caso não estejas a ter um bom desempenho escolar, tenta entender o porquê, refletindo e pedindo ajuda aos teus pais, professores, psicólogo/a, para que possas tirar o melhor partido das aprendizagens. Podes, por exemplo, não estar no percurso escolar mais adequado ao teu perfil vocacional.

Áreas fortes de Interesse

Tenta perceber qual a área em que te sentes melhor, mais apto, pela qual tens mais entusiasmo, e procura desenvolvê-la ao máximo através de atividades, workshops, etc. Ao procurares potenciar a tua aptidão/interesse tenderás a afirmar-te no meio profissional e a sentires-te realizado. Se descobrires que tens mais do que uma área forte, procura perceber qual te trará maior benefício para seguimento profissional e para continuação enquanto hobby.

Recolher Informação

Informa-te sobre as opções escolares e procura manter-te atualizado sobre as mesmas. Tens diversos cursos (vocacionais, profissionais, cientifico-humanísticos, artísticos, superiores) que se podem adequar às tuas caraterísticas. Fica atento a feiras educativas como a Futurália ou a eventos como os “Dias Abertos” das universidades, são visitas onde poderás tirar todas as tuas dúvidas. Pesquisa também sobre as funções das profissões do teu interesse e outras, podes fazê-lo consultando a plataforma portuguesa Design the Future.

Experiência de Trabalho

Caso tenhas mais de 16 anos, podes começar a ter experiências de trabalho (ex. trabalho de verão). Estas experiências são muito enriquecedoras para desenvolver as tuas competências de trabalho (como a responsabilidade, autonomia, proatividade, colaboração, etc.).

Alimentar a Curiosidade

O ser humano é naturalmente curioso e desde cedo tem uma predisposição para querer conhecer e compreender o que está ao seu redor. Esta curiosidade conduz à ação e permite que várias aprendizagens se realizem. À medida que cresces é importante continuares a alimentar a tua curiosidade pois é ela que te leva a interagires e a descobrires mais sobre ti e sobre o mundo.

Para saberes se estás a aproveitar o máximo de experiências para potenciar o teu desenvolvimento vocacional, clica na imagem e faz o teste.

Estas são algumas orientações sobre oportunidades que podes criar para elevares o teu autoconhecimento e assim tomares decisões satisfatórias na tua carreira.

Caso pretendas conhecer mais aprofundadamente o teu perfil vocacional contacta a Bioplus.