Como te adaptares bem ao Ensino Online?
Como te adaptares bem ao Ensino Online

Como te adaptares bem ao Ensino Online?

  • Post category:Blog

A adaptação ao ensino online nem sempre é fácil. Os professores farão os possíveis para que possas continuar a aprender e a potenciar o desenvolvimento das tuas capacidades. No entanto, é necessário alguma dedicação da tua parte para que possas aproveitar ao máximo.

A Bioplus dá-te algumas dicas para te adaptares bem ao Ensino Online:

Define o espaço de trabalho

Quando passas tanto tempo em casa é importante tentar definir espaços. Sempre que possível distingue a zona de estudo e de lazer. Por muito que seja apetecível trabalhar na cama ou no sofá, estes espaços podem confundir-te, e tornar mais difícil a concentração por estarem associados ao descanso/relaxamento.

Ambiente sem distrações

Em casa pode tornar-se mais difícil manteres o foco, comparativamente ao ensino presencial. Deves tentar minimizar as distrações à tua volta. Compartilha os teus horários com as pessoas com quem vives, para que estas saibam que existe alturas em que devem tentar não fazer barulho. Evita teres a televisão ligada nesses momentos, assim como mexer em aparelhos eletrónicos que não necessites. Exemplo: se trabalhas no PC, não precisas do telemóvel, tablet, por isso podes colocá-los noutro compartimento da casa. Utiliza auriculares para estares mais imerso na aula.

Estabelece objetivos

Ao estabeleceres objetivos sentirás mais motivado a cumpri-los. Faz um cronograma/lista de tarefas com o horário das aulas síncronas, o tempo previsto para a realização dos TPC´s e o teu tempo livre. Estas metas poderão ajudar-te a ter uma sensação de normalidade (dentro do possível). Para te organizares durante o teu dia/semana poderás utilizar: agendas manuscritas/smartphone, calendários eletrónicos (com notificações), ou uma app para o teu telemóvel/tablet (ex: evernote). Foca-te no essencial e mantém as tuas rotinas de estudo.

Reúne o material

Certifica-te que tens os materiais necessários próximos de ti antes da aula online começar ou no tempo de estudo/realização de TPC´s, de modo a não perderes tempo a ir buscá-los e interromper a aprendizagem (ex: PC ligado, Auriculares, Internet, Livros Escolares, Caderno).

Ajusta a tua comunicação online

A comunicação online adiciona uma camada extra de dificuldade, porque é mais fácil que as mensagens sejam mal interpretadas. Mantém um contacto objetivo com o teu/s professor/es e colegas. As salas de aula online, assim como as presenciais, são um esforço de grupo. É preciso fornecer feedback útil ao teu professor sobre a eficácia das aulas, o que resultou contigo e o que não está a resultar. Se te deparares com algo que não entendes, não hesites em perguntar. Envia um email para o teu professor de modo a que ele te possa clarificar, ou então esclarece durante a aula online, pois se tu tens essa dúvida outros colegas teus também a podem ter.

Utiliza recursos online

Uma das melhores vantagens de ter um ambiente de aprendizagem digital é a vasta quantidade de informações úteis que estão disponíveis. Por exemplo, podes pesquisar plataformas de ensino para aprofundar matérias (ex: escola virtual), ver vídeos tutoriais, utilizar app´s educativas. Estes recursos permitem-te ampliar horizontes e até aprender da forma que mais gostas. No entanto, verifica com o/s teu/s professor/es se essa informação é fidedigna, eles são os mais instruídos na matéria, e podem guiar-te nas aprendizagens. Outra ferramenta que te pode ser útil é o Google Drive, onde podes guardar os teus trabalhos/apontamentos, assim nunca os perderás, e até poderás partilhá-los com os teus colegas e/ou professores. Sê proactivo na tua aprendizagem!

Alterna o tempo nas disciplinas

O tédio é um fator válido a ser considerado também durante a aprendizagem à distância. Se já estás há algum tempo numa matéria e sentes que o teu ritmo de trabalho está a diminuir, troca por outra disciplina, e depois quando te sentires preparado regressa onde tinhas ficado.

Faz pausas

Os intervalos ajudam-te a manter a motivação/concentração e evitar a fadiga. Faz intervalos de 10 minutos, a cada 50 minutos de trabalho. Aproveita para comeres um snack.

Estuda em grupo

Combina com os teus colegas e aproveita para estudarem online, podem tirar dúvidas ou rever matéria juntos. Mas atenção, estipulem um horário e a disciplina que irão estudar. Não se desviem desse objetivo com conversas paralelas, pois pode-se tornar muito cansativo o prolongamento deste tipo de sessões (Zoom).

Como vês, está ao teu alcance tornares o ensino online um sucesso!