Criatividade e Inovação: Como desenvolver em sala de aula?

Criatividade e Inovação: Como desenvolver em sala de aula?

  • Blog

A criatividade e a inovação são cada vez mais desejadas nas profissões do futuro e serão o caminho para o crescimento das empresas

As folhas de Excel deixaram de traduzir apenas o fator monetário de cada negócio, tendo que encontrar novas formas para representarem uma Economia Criativa, que já não se centra apenas na área da moda, do design ou da cultura.

Como poderá então, a escola ajudar os futuros adultos a desenvolverem estas características?

Possivelmente, já ouviu associarem a criatividade a alguém como sendo rebelde ou artista, que tem um elevado nível de inteligência, ou que a criatividade já nasceu com essa pessoa e que não foi aprendida. Sabemos hoje, que estas considerações não passam de um conjunto de mitos, que têm influenciado o meio escolar.

A criatividade, pode ser sim, moldada pelo contexto em que a criança é colocada.

Deste modo, como se pode fazer a diferença em sala de aula?

     -Estimular o surgimento de dúvidas e encaminha-los, através da sua curiosidade, na procura de respostas, através de infinitas experiências.

     – Ajudá-los a descobrir o estilo de aprendizagem com o qual poderão aprender melhor. Por exemplo, há crianças para as quais é mais fácil quando colocam em prática os conhecimentos transmitidos, já em outros casos é através da observação ou da audição. O importante, é proporcionar-lhes esta individualização do ensino, de modo a facilitar a criatividade.

     – Mostrar-lhes, que importantes inovações que temos no nosso dia-a-dia, surgiram de erros.  Acreditando no valor da perseverança e não tendo medo do erro procurarão sempre inovar na busca de novas soluções.

     – Flexibilidade para poderem pensarem “fora da caixa”, descobrindo novas respostas para antigas e futuras necessidades da população. Este, foi o ponto de partida, de muitas das aplicações (app’s) que hoje são importantes para nós.

     – Proporcionar diversidade de experiências na sua rotina, estimulando a aprendizagem de novos saberes.

     – Participarem em diversos projetos que permitam a discussão e a partilha com outros colegas, e assim ampliarem o seu ponto de vista sobre as temáticas em estudo.

     – Disponibilizar os recursos necessários, como por exemplo softwares de programação ou de pesquisa, como também ferramentas de eletrotécnica entre outras, para que possam colocar à prova a sua criatividade.

Desta forma estamos a desenvolver o seu potencial criativo, tornando-os mais confiantes relativamente às suas capacidades. Estamos ainda a facilitar a concretização das suas ideias, e assim novas inovações.

Criar e inovar é uma capacidade humana que se estimulada desde cedo, será muito valorizada  nas profissões que farão parte do mercado de trabalho, em que a tecnologia terá um papel de destaque.

Foi a pensar nesta necessidade do mercado de trabalho que o espaço Sala do Futuro estruturou o seu programa educativo para as crianças. Clique aqui para conhecer o nosso site!