Dicas para te adaptares ao 1º ano da faculdade!
Dicas para te adaptares ao 1º ano da faculdade!

Dicas para te adaptares ao 1º ano da faculdade!

  • Post category:Blog

Estás no 1º ano da faculdade e sentes que vais iniciar um novo ciclo na tua vida. Pode existir uma mistura de emoções dentro de ti, tais como o entusiasmo, o medo, entre tantas outras.

É um início de um novo capítulo, no qual sabes que muitas mudanças existirão, não sabes bem que mudanças serão essas e que impacto terão na tua vida. Estas incertezas podem trazer-te alguma insegurança. Ficam aqui algumas dicas!

Que possíveis mudanças podem ocorrer?

Viver longe da tua família/amigos (caso tenhas ingressado numa faculdade fora da tua residência atual); conhecer novos colegas de turma; adaptares-te a uma nova casa (caso se aplique); um novo formato de ensino; novas aprendizagens; entre outras.

Quais as preocupações mais comuns/apontadas pelos jovens?

  • Tenho boas competências para o curso que escolhi?;
  • Sinto-me preparado para as exigências do ensino superior?;
  • Tenho com quem contar caso me encontre numa situação de emergência económica?;
  • A minha família/amigos apoiam-me?;
  • Tenho facilidade em fazer novos amigos?;
  • Terei uma boa relação com os meus colegas de faculdade e professores?;
  • Será que consigo safar-me sem a presença dos meus pais?

De modo a adaptares-te a esta nova realidade, vamos dar-te algumas dicas, para que seja uma boa experiência em vez de um pesadelo:  

a) Podes ir 1/2 dias antes da matrícula para conheceres a cidade, a universidade, se preferires com alguém da tua confiança;

b) No início do ano letivo será importante não faltares às aulas, não só para tomares conhecimento de como funcionam mas principalmente, porque é uma ótima oportunidade para conheceres os teus colegas (geralmente os grupos de trabalho formam-se no início);

c) Ocupa grande parte do teu tempo na faculdade, conversa com alunos mais velhos, professores, no sentido de esclareceres dúvidas que tenhas e/ou adquirires informações sobre a carreira profissional que acabaste de iniciar. O 1º ano costuma ser muito teórico e por vezes surgem dúvidas ou expectativas defraudadas que te façam duvidar do curso que escolheste. Esta comunicação com pessoas mais experientes irão ajudar-te a ganhar a confiança que precisas.

d) Podes participar nas “praxes” organizadas pelos alunos mais velhos, desde que te sintas respeitado e confortável. Fica também com atenção aos eventos dinamizados pela associação de estudantes. Tudo isto será útil para a tua integração;

e) Enquanto estudante universitário/a, geralmente os estudantes têm maior liberdade mas também mais responsabilidade pois é um momento de maior independência. De modo a usufruíres de uma boa experiência académica e pessoal é crucial gerires o teu tempo, entre as aulas/exames, estudos e atividades de lazer (convívio com os amigos, prática desportiva, etc.);

f) Além da gestão de tempo, aprender a fazer uma boa gestão financeira é essencial para evitar percalços, deves ter em conta as despesas fixas que tens (renda, despesas da casa, transportes, propinas, etc.) e reservar dinheiro para as despesas variáveis como a alimentação, material escolar, saídas com os amigos, entre outras; 

g) Continua a manter contacto com as pessoas de quem gostas, amigos que já tinhas e principalmente com a tua família. Partilha com eles o teu dia-a-dia, e não te esqueças de partilhar tanto os bons momentos como os menos bons, desta forma tudo te parecerá mais fácil.

h) Por último, procurar ter “mente aberta”! Com isto queremos dizer para deixares os preconceitos de lado. Este é um momento em que terás oportunidade de conhecer pessoas de todas as idades, nacionalidades, orientações sexuais, nível socioeconómico e modos de vida diferentes dos teus. Aprende a conhecer as pessoas sem rótulos nem conotações negativas, dá uma oportunidade a ti e aos outros.

Tudo é um processo de crescimento pessoal, intransmissível e único, aproveita esta tua nova viagem!

Se precisares de maior orientação conta com a equipa de orientadores vocacionais da Bioplus. Segue-nos no face e fica a par de outras dicas!