Ensino Online – as vantagens
Vantagens do Ensino Online

Ensino Online – as vantagens

  • Post category:Blog

Estamos de regresso ao ensino à distância e este tipo de ensino como única alternativa ao ensino presencial tem sido visto como algo que causa vários transtornos (aos alunos, professores e familiares). No entanto, o ensino online pode ser encarado como uma grande oportunidade.

Queres saber quais são as grandes vantagens do Ensino Online?

A Bioplus enumera-te aqui as principais:

Grande diversidade de cursos para escolher que não existem no ensino “tradicional”, como por exemplo aprender chinês ou egiptologia, entre tantos outros. Pois a internet permite-te o acesso a uma ampla oferta de cursos online. Esta diversidade de opções permite-te explorar os teus interesses e desenvolver habilidades, muito importante para a tua descoberta vocacional.

Conforto –  podes aceder a todo o material educativo digital no conforto da tua casa ou noutro lugar cómodo para ti, através do teu computador, smartphone ou tablet.

Flexibilidade geográfica – por vezes, a distância e os gastos associados eram um entrave para te inscreveres em determinado curso. Com o ensino online isso deixa de existir. Tens cursos dos mais variados temas, interesses, que são lecionados por professores de todo o mundo (preparados para esta metodologia de ensino) a que podes aceder em qualquer lugar.

– A aprendizagem é personalizada, feita ao teu ritmo. Mesmo nos casos que existam prazos de realização das tarefas, és tu que decides e organizas o teu ritmo e horário de trabalho (adequando assim as tuas necessidades e responsabilidades). É muito importante seres disciplinado de modo a não acumulares matérias e avaliações. Este tipo de aprendizagem para além de promover a autodisciplina, promove igualmente a autonomia para a realização de tarefas. Duas características fundamentais no exercício de uma profissão.  

Custos dos cursos online são tendencialmente mais baixos, comparativamente aos cursos presenciais. Para além de não teres custos extra, por exemplo com deslocações, alimentação ou estadia.

Adequa vários estilos de aprendizagem – existem alunos mais visuais, outros mais auditivos. As ferramentas digitais mais inovadoras contemplam vários estilos de aprendizagem para diferentes tipos de alunos.

Automotivação – uma vez que optas por te inscrever em determinado curso do teu interesse, também demonstra automotivação da tua parte para adquirir determinados conhecimentos/habilidades, aumentando também o teu envolvimento na aprendizagem.

Desenvolvimento da comunicação virtual – participar em fóruns de discussão com colegas, professores (através de salas virtuais, chat, emails). Com a familiaridade com este tipo de comunicação estarás mais preparado para o futuro, sendo este cada vez mais digital.

Podes escolher o melhor ambiente para te concentrares, neste momento de confinamento, as opções estão algo limitadas, mas num futuro próximo poderás escolher se queres fazê-lo em casa, no jardim, na biblioteca, etc.

Podes rever a matéria as vezes que quiseres, elas estarão disponíveis para descarregares para o teu pc, acessíveis por um email (ex: Drive) ou por um Log In (ex: sites/plataformas). Poderás consulta-las posteriormente sempre que necessário.

A avaliação é mais rápida – as plataformas estão programadas para te darem um feedback do teu desempenho instantaneamente. Assim, elas detetam caso não estejas a realizar as tarefas no tempo estimado e/ou não estejas a resolver corretamente os exercícios, dando o seu alerta. Á medida que vais realizando as tarefas vais também recebendo a classificação e a devida correcção.

Pode ser menos “intimidante” que o ensino presencial, e tenderás a estar mais descontraído/a para participares (nomeadamente em fóruns e/ou reuniões que possam existir), tornando-te mais propenso para a partilha de ideias e conhecimentos.

Conheces pessoas que têm os mesmos interesses que tu – tens a oportunidade de partilhares gostos e conhecimentos comuns com várias pessoas do mundo. Aproveita e aprende mais sobre os costumes e cultura delas.

– Tens múltiplas maneiras de comunicar com o/s teu/s professor/es, (ex: email, redes sociais, chat, aula online) fazendo com que tenhas mais oportunidades de obter feedback e sentires-te esclarecido. O mesmo se aplica com os teus colegas.

Desenvolvimento de novas habilidades, aprendes a utilizar vários programas (ex: Zoom, Moodle, Skype, Google Tools, etc.) e a solucionar os problemas que te podem surgir. Desenvolves a autonomia, pensamento crítico e a literacia digital, skills (aptidões) muito úteis num futuro profissional que se prevê altamente tecnológico.

Uma vez que estejas bem adaptado/a ao ensino online será muito vantajoso para ti, tanto a nível pessoal (adquirindo conhecimentos e satisfação) como a nível profissional (acumulando diversas experiências)!

A Bioplus deseja-te boas aulas online!