Estou a terminar o 9º ano. E agora?
Estou a terminar o 9º ano. E agora?

Estou a terminar o 9º ano. E agora?

  • Post category:Blog

Após concluído o 9º ano de escolaridade, chega então a altura da tomada de decisão, a primeira de muitas.

Escolher a área/curso que mais se adequa a nós, é o primeiro passo para direcionar a nossa carreira profissional. Por vezes olhamos para esta decisão como irreversível, felizmente ela não o é, mas é muitas vezes percecionada como tal e nesta hora sente-se uma grande pressão.

O primeiro passo é perceber quais são as opções que existem, e só depois tomar a decisão de forma mais consciente.

A seguir ao 9º ano, temos então os Cursos Científico-Humanísticos para estudantes que pretendem estar melhor preparados para o ensino superior. Eles dividem-se em 4 cursos, e aqui começam as indecisões. Tentemos então ajudar!

Se és um jovem que sempre gostaste de descobrir a origem das coisas, avariaste algumas coisas lá em casa com as tuas “experiências”, adoras a tecnologia ou tens uma preocupação grande em ajudar os outros é provável que o curso de Ciências e Tecnologia seja o adequado para ti. Ele está relacionado com as áreas da Saúde, Engenharias, Tecnologias, Ciências, Desporto, Agricultura e Recursos Naturais.

Por outro lado, se o teu melhor amigo sempre foi o livro, tens facilidade a aprender línguas estrangeiras, és comunicativo e gostas de refletir sobre a sociedade, irás com certeza interessar-te pelas profissões de Línguas e Humanidades associadas às áreas de Ensino, Justiça, Comunicação Social e Ciências Sociais.

Agora, se não perdes uma oportunidade para intervires na associação de estudantes, tens as melhores ideias para angariar dinheiro para a viagem de finalistas e os números para ti nunca foram um problema, o curso de Ciência Socioeconómicas irá potenciar essas tuas habilidades. Nesta área tens cursos superiores tais como: Administração, Ciências Empresariais, Ciência Política, Contabilidade, Direito, Economia, Finanças, Gestão, História, Marketing e Publicidade, Matemática, Recursos Humanos, entre outros.

Mas se passas as aulas a desenhar nos cadernos, os teus amigos elogiam a tua criatividade e a tua imaginação não tem limites, no curso de Arte Visuais vais obter o que precisas para seres um artista. Através desta área estarás melhor preparado para cursos superiores tais como: Arquitetura, Artes Plásticas, Design, Desenho Técnico, Ciências da Arte e do Património, Cinema, Conservação e Restauro, Fotografia, Pintura, Som e Imagem, Informática Web, etc.

As opções a seguir ao 9º ano não ficam por aqui…

Tens os Cursos Artístico Especializados que são cursos com uma componente muito prática comparativamente aos cursos científico humanísticos, tendo as seguintes vertentes: dança, música, artes visuais e audiovisuais. Caso tenhas muito desenvolvida uma destas habilidades e sonhas em ser músico, dançarino ou cineasta, inscreve-te!

Se até aqui ainda não te identificaste com nenhuma área e estás com vontade de entrar para o mercado de trabalho o quanto antes, aqui tens uma boa escolha: os Cursos Profissionais.

Estes cursos, tal como os cursos artísticos especializados, têm uma componente muito mais prática do que teórica. Quanto à sua oferta, esta é bastante vasta existindo cursos para todos os gostos (ex.: técnico multimédia, de turismo, de gestão, de informática). Pesquisa aqui os cursos existentes (https://www.ofertaformativa.gov.pt/#/home ) e descobre aquele que mais se adequa a ti. Caso decidas a meio do curso que afinal queres seguir o ensino superior…Não te preocupes, é possível.

Se este texto te conseguiu dar pistas sobre o melhor caminho para ti, excelente! Claro que o teu trabalho não deverá parar por aqui. É necessário pesquisar melhor sobre as ofertas dos cursos, disciplinas que os compõem e refletires sobre toda a informação que adquirires. Utiliza a internet, a secretaria da tua escola ou fala com o teu diretor de turma.

Se mesmo assim, existirem dúvidas, procura realizar um processo de orientação vocacional com um psicólogo/a, será uma excelente oportunidade para te conheceres melhor e conseguires todo o apoio que necessitas para a tua decisão.

A Bioplus orienta-te na tua realização pessoal e profissional!