Estou no curso secundário errado. E agora?
Estou no Curso Secundário errado. E agora?

Estou no curso secundário errado. E agora?

  • Post category:Blog

Escolheste um curso do secundário e no decorrer do ano letivo percebeste que afinal não era aquilo que querias. O teu rendimento académico diminuiu e sentes-te desmotivado, desanimado ou perdido?

Ao longo da vida é normal termos de fazer ajustes no nosso percurso seja a nível académico, profissional e/ou pessoal.

Todas as experiências que vamos tendo são uma forma de aprendizagem e com elas cada vez nos conhecemos melhor.

Neste momento, podes estar a sentir necessidade de readaptares o teu caminho escolar. Não desesperes, vamos dar-te algumas dicas que te podem ser úteis.

Primeiramente, deves refletir sobre alguns aspetos:

– As atividades extracurriculares em que te sentes bem e competente (“és bom”);

– As disciplinas e matérias nas quais demonstras maior interesse dentro e fora da escola;

– As profissões pelas quais sentes entusiasmo e gostavas de explorar, informa-te sobre as suas funções assim como o percurso necessário para exercê-las (ex: www.designthefuture.pt). Depois de conheceres melhor a função dessa profissão, procura ver se te imaginas a desempenha-la no futuro. Podes também aceder ao nosso Teste Vocacional online que te pode apresentar algumas sugestões de profissões, de acordo com os interesses que demonstras.

Informa-te sobre todo o tipo de oferta escolar de nível secundário que existe e reflete qual se adequa mais a ti. Se pretendes um curso com componentes mais práticas (ex: cursos profissionais); se possuis uma grande habilidade artística; (ex: cursos artísticos especializados) ou com componentes mais teóricas (ex: cursos científico-humanísticos).

Exemplos com que te possas identificar:

A) És um jovem que procura entender o porquê das coisas, tens muita facilidade em arranjar soluções para objetos avariados, gostas de tecnologia e/ou gostas de ajudar os outros, então o curso de Ciências e Tecnologia pode ser adequado para ti;

B) Se adoras ler, interagir com os outros, tens facilidade em aprender outras línguas e/ou gostas de refletir e aprofundar conhecimentos sobre a sociedade, o curso de Línguas e Humanidades será apropriado para ti;

C) Sentes que os números não são um problema para ti, tens facilidade em gerir a tua semanada/mesada, consegues planificar os passos necessários (poupar, construir, vender, etc.) para adquirir algo que queres (fora do teu orçamento). Gostas de te envolveres na associação de estudantes de modo a intervir positivamente na vida dos teus companheiros de escola, para defender os vossos direitos e deveres, o curso de Ciências Socioeconómicas será uma hipótese;

D) Adoras desenhar e não perdes uma oportunidade para fazê-lo, consideraste criativo e és elogiado por outros (familiares, amigos, professores, etc.) pelo teu talento artístico, no curso de Artes Visuais irás dar seguimento a estas habilidades. 

– Caso não te identifiques com nenhuma destas áreas e sentes que precisas de algo mais prático para ingressares o quanto antes no mercado de trabalho, os cursos profissionais ou os cursos artístico especializados poderão ser uma opção de escolha. Procura a oferta formativa clicando aqui.

Muitos jovens pensam que o processo da mudança de curso é muito complexo, no entanto se te informares na secretaria da escola verás como é mais simples do que possas imaginar.

Por isso, informa-te e segue as dicas aqui enunciadas. Se após a leitura do texto considerares que precisas de um apoio extra, procura o psicólogo/a da tua escola ou contacta a Bioplus.