Mindfulness vs Piloto Automático
Mindfulness

Mindfulness vs Piloto Automático

Já parou uns minutos para pensar como é o seu dia-a-dia?

Possivelmente vai chegar à conclusão que está em constante movimento, ora vai para o trabalho, como a seguir já vai buscar o seu filho à escola ou fazer as compras da semana, sem reparar no que está a fazer ou a sentir. A isso chama-se estar em modo de Piloto Automático!

Como poderemos então sair deste modo?

Este passo à partida parece-nos tão simples, mas na realidade todos nós já experienciámos como pode ser difícil. Por exemplo, dizermos que estaríamos 100%  focados na atividade familiar que combinámos, mas demos por nós a pensar ou mesmo a fazer tarefas relacionadas com o trabalho no telemóvel. Onde estávamos realmente? Com a família ou no trabalho?

Para conseguirmos sair do modo piloto automático é necessário que haja um esforço e intencionalidade da nossa parte, como quando vamos ao ginásio. Aqui será o nosso ginásio mental.

O mindfulness vem trazer a possibilidade de aprendermos a parar e observar, mesmo perante toda a correria do nosso dia.

Aprendemos a responder e não a reagir às situações, pois paramos, fazemos uma pausa e analisamos a situação. Esta introspeção permite perceber o que realmente estamos a sentir e a pensar, imunes de pressões externas.

Acabamos dessa forma por sentir-nos muitos mais confortáveis connosco próprios e assim todos os desafios tornam-se mais fáceis de encarar.

Para cultivar este modo de estar/ ser é importante:

-Praticar exercícios de meditação de forma regular. Podemos começar com exercícios fáceis e de curta duração.

-Encarar a prática com leveza e não como mais uma pressão para nós. Contudo, tal não significa que não tenhamos que nos empenhar. É necessário dedicação.

-Repetir os exercícios.

-Ser paciente durante esta nova etapa da nossa vida, não é um sprint.

-Não estar demasiado preocupado com os resultados, pois dessa forma perderemos toda a experiência.

-Valorizar o nosso esforço.

Vamos começar a viver o momento presente?!

Para mais informações sobre sessões de Mindfulness na Bioplus contacte-nos: geral@www.bioplus.pt ou siga-nos no facebook.