Natureza e Tecnologia – realidades distintas na educação?

Natureza e Tecnologia – realidades distintas na educação?

  • Blog

Atualmente, é indiscutível o papel de destaque da tecnologia no nosso dia-a-dia.

Esta realidade, começa a ser retratada cada vez mais no contexto escolar, por exemplo, através da utilização de plataformas digitais, durante as aulas ou posteriormente, no apoio ao estudo.

Estaremos, dessa forma, a dirigirmo-nos para a “desumanização” da educação? Afastando os estudantes cada vez mais do contacto com a Natureza?

Sabemos que desde sempre a Natureza foi considerada uma importante ferramenta pedagógica. Promovendo, o desenvolvimento de um conjunto de competências, tais como:

· Criatividade · Saber utilizar os sentidos
· “Espírito investigativo” · Curiosidade
· Autonomia · Responsabilidade coletiva

Competências estas, que também podem ser desenvolvidas em conjunto com o uso da tecnologia.

A ideia principal, de modo a aproveitar a riqueza de ambos os contextos na educação, é considerar a presença da tecnologia como sendo um apoio no processo de aprendizagem, e não como um factor que restrinja as experiências das crianças, no meio ambiente.

Pretende-se através de meios tecnológicos, diversificar a forma como observam, investigam e refletem sobre inúmeras temáticas, que emergem deste meio, e assim transportar esses conhecimentos para outras áreas, fundamentais no seu desenvolvimento.

Tanto o Homem aprendeu a “voar” através da observação do voo das aves, como também nos dias de hoje, o Homem contribui para a proteção de muitas espécies em vias de extinção, com os avanços tecnológicos.

A Natureza inspirou e continuará a inspirar o desenvolvimento da humanidade.

Podemos então afirmar, que o meio ambiente continuará a ser uma importante ferramenta no processo pedagógico. Teremos apenas de descobrir novos caminhos para tirar o máximo de proveito das potencialidades de cada, e especialmente do resultado proveniente da integração de ambos, nas nossas vidas.

Considerando esta perspectiva de ensino, a Sala do Futuro, desenvolve um conjunto de atividades para crianças, de modo a explorar diversas questões associadas à sustentabilidade do meio ambiente e respeito pela Natureza, através do uso da tecnologia, meio que lhes é familiar.

Através desta união, trabalham-se inúmeras competências sociais, emocionais e intelectuais.

Com o inicio da Primavera,convidamos as crianças a experimentar novas atividades, que juntem estas duas realidades.

www.saladofuturo.pt