O prestígio e o salário são importantes na escolha do curso?
O prestígio e o salário são importantes na escolha do curso?

O prestígio e o salário são importantes na escolha do curso?

  • Post category:Blog

O prestígio e o salário são determinantes para escolheres a tua profissão?

Na hora de se escolher um curso, por vezes a escolha recai por profissões nas quais se tem a sensação que poderão dar prestígio perante a sociedade, por se considerar que são profissões respeitadas pela comunidade, por serem altamente bem pagas e que podem eventualmente proporcionar um estilo de vida acima da média…

Não está errado! Mas fazer uma escolha com base no valor monetário e/ou no prestígio pode ser “arriscado” apesar de nos parecer bastante apelativo.

Vamos então abordar questões importantes para uma tomada de decisão mais consciente.

A pergunta é: Até que ponto o salário e o prestígio são importantes para a tomada de decisão, até que nível me sentirei realizado/a se optar por determinada profissão com base neles? 

1) importa referir que em todas as profissões existem profissionais mais bem pagos que outros, e nem sempre no início da carreira começam com salários altos;

2) deves refletir sobre o que é para ti um bom salário, e que referência tens para achares que determinada profissão é bem paga;

3) averigua igualmente o percurso que a pessoa fez para chegar a esse patamar, o que ela investiu na sua formação profissional; e o que a profissão exige em si (carga horária, deslocações, funções, responsabilidades);

4) avalia se realmente existe mais algum fator, que gostes, para te sentires motivado;

5) outro aspeto a ter em conta é o facto de estarmos numa fase de mudança em que surgem novas profissões e outras dissipam-se. Os salários por consequência também vão sofrendo as suas alterações, ou seja, um salário bem pago hoje não quer dizer que será um salário bem pago amanhã. O mercado sofre as suas flutuações e nós temos também que nos ir adaptando e evoluindo a par dos novos tempos;

6) investiga e analisa as profissões com que te vais deparando, vai avaliando e descobrindo as tuas capacidades, os teus gostos e interesses, assim como o que valorizas (por ex: um trabalho em que utilizes as tuas capacidades, sintas realização, alcances promoção, contribuas de forma altruísta, tenhas autonomia, desenvolvas a criatividade, tenhas bastante interação social, etc.). 

Todos estes aspetos são importantes, pois estás a investir na tua futura profissão, onde passarás grande parte do teu dia.

Após análise e ponderação, se verificares que o prestígio e/ou o valor monetário são fatores importantes para ti, não deves deixar de lutar por eles, opta então por carreiras que te permitam atingir esse objetivo. Não é errado lutarmos por aquilo que queremos, muito pelo contrário.

Reflete sobre o que desejas e empenha-te para alcançares esses objetivos, vive a tua melhor vida, de acordo com os teus ideais. 

Caso precises de um profissional para te ajudar neste processo, podes sempre contar com a equipa Bioplus.