Porquê promover o potencial humano?

Porquê promover o potencial humano?

  • Blog

Porquê promover o potencial humano? É o mesmo que perguntar: porquê querer melhorar?

Todos nós temos capacidades a serem desenvolvidas. Ao longo da vida essas capacidades, em geral, desenham uma curva que acompanha as fases do ciclo de vida humano. Essa curva vai desenhando-se em forma crescente até à fase adulta e no começo da terceira idade vai decrescendo.

Mas será que a curva é sempre igual? Não. Essa curva pode ser moldada por nós através das oportunidades que criamos para desenvolver capacidades. Ao criarmos oportunidades de desenvolvimento pessoal e de aprendizagem, estamos a contribuir para que as capacidades não se desperdicem e para que a aproximação ao potencial seja maior.

O potencial é como se fosse uma fonte de inspiração, uma força motivadora para o nosso desenvolvimento. Querer alcançar o potencial é querer viver melhor, com mais realização e contribuir para que, na fase do envelhecimento, a curva das capacidades não tenha uma queda a pique. De facto, ao se desenvolverem capacidades/competências estamos também a criar uma “reserva cognitiva”, ou seja, estamos a tornar o nosso cérebro “mais forte” para lutar contra a ameaça da idade, entre outros desafios da vida.

Podemos promover o potencial em qualquer idade. Mas quanto mais cedo se descobrirem as melhores oportunidades de desenvolvimento das capacidades maior serão os benefícios ao longo da vida.

Todas as pessoas têm sementes de possibilidades à espera das condições certas para florescerem.

Tem curiosidade sobre este tema? Experimente as nossas app em: Bioplus

Partilhe com os seus amigos, colegas e familiares!