Que curso superior escolher?
Que curso superior escolher?

Que curso superior escolher?

  • Post Category:Blog

As provas de ingresso terminaram e chega agora a altura de escolher o curso superior que mais se adequa a ti. Para uns, este momento é claro e há muito aguardado, pois já têm uma ideia pré-definida do curso e da Universidade que pretendem, no entanto para outros, este é mais outro momento de grande pressão e indecisão.

Vamos, então, tentar dar-te umas dicas do que deves ter em conta!

Ao longo do percurso escolar foste exposto a várias matérias, umas com as quais te identificaste mais, outras nem por isso. Podes então começar a refletir por aí.

Quais são as disciplinas ou matérias que mais te deram prazer estudar e aprofundar? E o porquê de sentires isso? A resposta a estas duas questões podem ajudar-te a escolher um curso que abranja essas matérias e assim continuares motivado durante o mesmo.

Outro ponto importante é debruçares-te sobre aquilo que determinada profissão exige:

Exemplo 1 – Vamos supor que tens um interesse pela área das Relações Públicas, no entanto és tímido/a e não gostas de te expor, se calhar não será a melhor profissão para exerceres, mas apesar das tuas características pessoais se gostavas de estar ligado ao ramo (comunicação), o marketing digital poderia permitir-te isso.

Exemplo 2 – Gostas da área do Direito porque sentes que tens um sentido de justiça muito presente em ti, no entanto, não te vês a defender alguém que admite ter prejudicado alguém. Esta profissão poderá ser muito exigente para ti, todavia existem outras vias possíveis como Oficial de Justiça, Polícia, entre outras.

Exemplo 3 – És muito organizado(a)/metódico(a) e Administração parece ser a melhor opção, no entanto não te imaginas a estar um dia inteiro sentado/a à frente do computador, então talvez fosse melhor procurar outra profissão que te permitisse ter maior dinamismo, mantendo igualmente os teus processos esquematizados, como seres Comercial de uma empresa.

Pesquisa sobre testemunhos de pessoas com determinadas profissões, para perceberes mais sobre como é o dia-a-dia delas. Ultimamente têm surgido profissões novas, cursos que estão em expansão, a tendência do mercado de trabalho tem estado a inovar e adaptar-se às novas realidades e necessidades.

Para além do gosto por determinada profissão torna-se evidente avaliar o que procuras obter numa profissão? O que valorizas? Isto é, quais são os teus valores? Eles poderão apelar a pretenderes prestígio, a poderes desenvolver todas as tuas capacidades; a utilizar a criatividade; obter um estilo de vida compatível contigo; a poderes ajudar os outros, entre muitos outros aspetos que possam ser muito importantes para ti numa atividade profissional.

Depois de toda esta reflexão, ainda existe outro grande pormenor a ter em conta: a tua média de ingresso no ensino superior. Por vezes, este método de seleção pode ser condicionador em entrares no curso que pretendes, caso isso te aconteça tenta procurar Universidades fora da tua localidade, ou pesquisar as médias de ingresso nos Politécnicos (tendem a ser mais baixas), ou então, se tiveres oportunidade, pesquisa também Universidades Privadas. Outra estratégia que podes utilizar é realizares um Gap Year enquanto estudas para melhorar as notas dos exames. Será um ano de aprendizagens a vários níveis. Nada estará perdido!

Se precisares de ajuda, a Orientação Vocacional será uma excelente ferramenta para conheceres melhor os teus interesses, aptidões e valores, para assim descobrires o curso superior a escolher!