Voluntariado Online: ajuda, conhecimento e experiência à distância de um clique
Voluntariado Online

Voluntariado Online: ajuda, conhecimento e experiência à distância de um clique

  • Post category:Blog
O voluntariado online (ou voluntariado digital) é uma forma de voluntariado que pode ser feita a partir de casa ou qualquer outro local que tenha acesso à internet.
Podes ajudar outras pessoas e/ou causas através de um simples smartphone e a partir do conforto do sofá.

Para fazer voluntariado online apenas precisas de gosto em ajudar e motivação para fazer a diferença – bastam poucas horas para se ter já um impacto positivo na vida de outras pessoas.

São várias as áreas e atividades em que te podes tornar voluntário digital:

  • Arte e Design (ilustração, edição de vídeos, elaboração de posters, flyers para campanhas, criação de logotipos …)
  • Tradução
  • Revisão de textos
  • Ensino de línguas
  • Explicações escolares
  • Divulgação de campanhas online
  • Elaboração de conteúdos (escrita de textos, elaboração de vídeos…)
  • Socialização com pessoas que, por diversos motivos, estão mais isoladas
  • Ajudar pessoas que possam ter dificuldades nas suas atividades de vida diárias

Dedica algum do teu tempo livre a fornecer ajuda a quem precisa, nas mais variadas vertentes.

Podes, por exemplo, ensinar um novo idioma ou fazer tarefas de tradução (caso sejas fluente numa língua estrangeira); realizar chamadas com pessoas que se possam sentir sozinhas; dar explicações escolares por videochamada; ajudar uma associação na criação de conteúdos digitais (site, posters, logotipos, textos ou vídeos); ajudar uma causa divulgando os seus movimentos e possíveis angariações de fundos.

Vê como podes começar a fazer voluntariado online em 6 fases:

  1. Que tipos de trabalho voluntário me interessam mais?
  2. Quanto tempo disponível por semana tenho para o voluntariado online? E em que horários (horas e dias da semana)?
  3. Durante quanto tempo gostaria de fazer o trabalho voluntário? (semanas, meses, anos…)
  4. Vou agora procurar causas sociais, pessoas, organizações que podem beneficiar do meu trabalho (com que me identifico)
  5. Entro em contacto com os interessados.
  6. Acerto os pontos do meu voluntariado (o que posso fazer e em que períodos de tempo).

Descobre aqui sítios onde podes encontrar oportunidades de voluntariado online:

A plataforma de voluntariado online da ONU está disponível em inglês, espanhol e francês. Reúne inúmeras propostas de voluntariado por todo o mundo, divididas pela área de interesse. Precisas de ter pelo menos 18 anos para aderir.

Local de procura e oferta de trabalho voluntário online ou presencial em Portugal.

Local de ofertas de trabalho voluntário, com um separador específico para oportunidades de voluntariado online. Pode-se pesquisar por cidade/país, e as ofertas estão categorizadas por áreas de interesse. Plataforma disponível em inglês.

Aplicação grátis que podes descarregar para o teu smartphone. Podes “emprestar os teus olhos” e ajudar pessoas cegas ou com dificuldades visuais no seu dia-a-dia. São 67 mil voluntários registados para ajudar as 50 mil pessoas com problemas de visão, em todo mundo. 

Projeto de voluntariado onde podes ajudar outras pessoas a aprender a tua língua (e assim tornar-te um buddy). Prima-se por um ambiente divertido e informal, e ainda tens oportunidade de conhecer pessoas novas e aprender sobre outras culturas. 

O projeto MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa pretende incentivar os portugueses para o uso da Internet e das plataformas digitais. Ao inscreveres-te como voluntário MUDA podes ajudar os portugueses a serem mais digitais.

Comunidade de voluntários de todo o mundo, que traduzem e legendam as TED Talks. A ideia é tornar possível que os vídeos e as ideias inspiradoras estejam acessíveis a todos sem barreiras linguísticas. 

Plataforma do Smithsonian (site em inglês) que procura voluntários digitais para transcrever documentos históricos, de forma a facilitar a investigação e promover a aprendizagem acessível a todos.

Nesta plataforma (em inglês) podes voluntariar-te para traduzir textos das mais diversas categorias. Aqui podes encontrar também tarefas voluntárias de gestão de projetos, webdesign e design gráfico, assim como a angariação de fundos. 

O projeto Gutenberg envolve um trabalho de voluntários para arquivar e distribuir obras culturais através da digitalização de livros. Podes ajudar a produzir mais livros electrónicos, ajudar a rever livros (clica aqui para fazeres a inscrição), atualizar a ortografia dos livros, ou divulgando o projeto.

Plataforma de ciência, em inglês, que abrange vários projetos que usam esforços e capacidade de voluntários para ajudar cientistas e pesquisadores. Os projetos podem ir da observação e catalogação de galáxias, à descoberta de exoplanetas, da identificação de espécies no Serengeti, à contagem de pinguins nos mares do Sul.

Se uma das causas que te move é a conservação dos oceanos, podes tornar-te voluntário da Sea Shepherd, onde há várias formas de ajudar, nomeadamente ao nível de tradução, programação,  design gráfico, marketing/social media.

Para além destas opções, podes sempre tomar a iniciativa de contactar uma organização, uma comunidade, ou pessoas que saibas que iriam usufruir do teu contributo voluntário.

Mostra aquilo que podes fazer para ajudar de forma altruísta. Vais ver que por vezes aquilo que nos parece mínimo e simples, para outros pode fazer uma diferença muito positiva!

Fica a par de outras noticias do blog da Bioplus.